Doenças Causadas pelo uso Excessivo de Tecnologias

Doenças Causadas pelo uso Excessivo de Tecnologias

Você sabia que o uso excessivo de tecnologias pode desenvolver doenças?

Parece coisa de outro mundo, mas em função da era da nova tecnologia, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre todo tipo de doença, que já existia ou piorou, em função do uso excessivo dos eletrônicos e da internet. Sem fazer uso de nenhum trocadilho ou figura de linguagem, a tecnologia pode estar, de forma gradativa, arrastando as pessoas à beira da insanidade. O crescimento de vários transtornos mentais relacionados diretamente à tecnologia digital está proporcional à evolução na internet.

Oficialmente reconhecidas pelos médicos, essas enfermidades são consideradas atualmente novas variantes de desordens já existentes e que, a passos largos, caminham rumo a sua renovação ou criação de outras, sejam elas mais amenas ou destrutivas.

Agora, confira abaixo algumas doenças bizarras que fazem, já fizeram ou ainda vão fazer parte da sua vida.

1. Efeito Google

A mais comum e que você já vivenciou em determinado período é o efeito Google. Esse problema nada mais é do que a disposição que o nosso cérebro tem em arquivar uma quantidade menor de conhecimento, já que ele compreende que as respostas para as nossas dúvidas serão sanadas com apenas alguns cliques.

Doenças causadas pelo uso excessivo da internet: Efeito Google

E isso se deve pelo fato de que, ao longo dos anos fomos colocando on-line, várias informações e permitindo assim, que qualquer pessoa possa ter acesso a elas. Contudo, esse processo tornou o cérebro humano mais preguiçoso porque, caso ele necessite saber sobre a vida de Charles Chaplin, por exemplo, pode pesquisar no Google mais tarde.

2. Nomophobia

A nomophobia, que também é uma doença causada pela tecnologia, é a abreviação do termo em inglês “no-mobile phobia” que significa receio em ficar sem telefone móvel. Essa doença é caracterizada pela ansiedade em não ter um dispositivo móvel em mãos, ou seja, quando as pessoas são separadas dos seus celulares por algum motivo (trabalho, reunião) ou quando a bateria termina e não há uma tomada por perto.

Nomophobia, uma das doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologias

A medicina explica esse processo através da sensação extremamente desconfortável, que tem resposta direta no cérebro, de ansiedade por causa da privação da tecnologia.

3. Síndrome do Toque Fantasma

A síndrome do toque fantasma pode ser considerada como mais uma, entre tantas doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologias.

A síndrome do toque fantasma pode ser considerada como mais uma, entre tantas doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologias.O sintoma se manifesta no cérebro como forma de imaginar determinado acontecimento.Por exemplo, o celular está no bolso ou na bolsa e você acha que ele está vibrando. Logo, você pega o aparelho para verificar e, nisso, percebe que ele estava no modo silencioso. Essa sensação faz você pensar que está delirando.

4. Náusea Digital

Outra doença relacionada ao uso da tecnologia é a náusea digital. Em inglês, Cybersickness. Tal enfermidade é relacionada à vertigem e à desorientação que certas pessoas têm quando interatuam com alguns ambientes digitais.

Outra doença relacionada ao uso da tecnologia é a náusea digital.Uma explicação plausível a isso pode ser atribuída ao movimento tridimensional (que na maioria das vezes não ocorre) dos ícones localizados na abertura da tela, abaixo do display de um celular ou de um tablet. Em 1990, esse processo foi vivido por algumas pessoas para descrever os sistemas 3D, que naquela época estava apenas engatinhando.

5. Transtorno de Dependência da Internet

Quer mais um exemplo de doenças bizarras? Você já ouviu falar do transtorno de dependência da internet? Com certeza sim, né! A principal manifestação desse problema é a vontade considerada exagerada em acessar a internet, que atrapalha diretamente a sua vida, a ponto de você não ter mais vontade nenhuma para fazer outras atividades rotineiras como comer ou mesmo tomar banho.

 Transtorno de Dependência da InternetPara alguns especialistas, essa doença está associada a outros tipos de problemas como a depressão, o Transtorno de Déficit de Atenção, a ansiedade social e o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

6. Cibercondria

Para finalizar, a cibercondria ou hipocondria digital. Esse tipo de doença é característica em pessoas bastante sugestionáveis. Quer dizer, ela lê um artigo na internet sobre uma doença específica e acredita, após algum tempo, estar com ela. É normal sermos presenteados com inchaços, dores ou mesmo aflições que antes não estavam presentes.

Cibercondria, a última doença da nossa lista que é causada pelo uso excessivo de tecnologias

Mas, na maioria das vezes, isso não dá em nada. No entanto, para a pessoa com cibercondria, isso se torna fato e, segundo especialistas, pode aparecer inclusive durante o sono, como forma de pesadelo.

Então, fobias, medos e outros tipos de doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologias não foram trazidos pelos extraterrestres. Elas são reais e provocam efeitos reais, como vimos acima, capazes de desorganizar e bagunçar o psicológico de muita gente. Portanto, não exclua a tecnologia da sua vida, até porque isso é impossível. Apenas use-a com moderação e consciência. Faça desse bombardeio de novidades o seu aliado a fim de tornar o seu dia a dia uma evolução de coisas boas.

Gostou do artigo? Agora que tal seguir o nosso Instagram e curtir a nossa página no Facebook? Para você continuar acompanhando todas as nossas novidades, diariamente, em suas redes sociais.

Se você tem alguma sugestão de artigo, dúvidas, críticas ou elogios, deixe seu comentário abaixo. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!

Loading…

Quem Inventou o Google?

Quem Inventou o Google? O Site Mais Acessado do Mundo!

Fotógrafo Faz Fotos Incríveis de Esquilos Lutando por Comida