6 simples atividades do dia a dia que podem prejudicar a sua saúde

Atividades simples e corriqueiras que fazem parte do seu dia a dia

Se pararmos para pensar em todas as coisas que fazemos durante um dia inteiro, vamos acabar por ficar malucos, afinal, se uma pessoa precisa dormir pelo menos oito horas por dia, o quanto de tempo não nos sobra nas outras 16 horas que passamos acordados? No entanto, depois que você terminar de ler esse artigo que nós do Tudo Interessante preparamos, com certeza começará a pensar em todas as suas atividades diárias.

De acordo com alguns artigos científicos e especialistas da área da saúde, certas tarefas simples que realizamos de forma corriqueira e que pensávamos fazer bem à saúde, causam um efeito contrário e, de forma gradativa, está nos matando aos poucos. Ficou curioso ou com medo? Então preste atenção no texto e tente mudar os seus hábitos.

1. Tomar banho

Quem não gosta de chegar em casa após um dia cansativo no trabalho ou depois daquela exaustiva atividade física e ir direto para o chuveiro tomar um banho bem relaxante? Pois é, praticar esse ato todos os dias pode ser prejudicial. Você não leu errado, não! Para alguns pesquisadores, a temperatura da água juntamente com os agentes químicos como xampu, sabonete entre outros pode provocar uma diminuição da umidade e da oleosidade natural da pele. Com isso, ela fica mais suscetível às irritações, micoses, ressecamentos e por aí vai.

2. Ficar horas sentado

Trabalhar em uma cadeira bem fofinha e confortável é o que todos nós queremos. Contudo, esse aconchego todo pode causar sérios problemas para a nossa saúde. Segundo fontes especializadas nesse ramo, ficar muito tempo sentado eleva o risco de desenvolver problemas na coluna, diabetes, obesidade e outras mais em 65%. Uma forma de se evitar isso é fazer uma pausa a cada 30 minutos e movimentar-se ou diminuir o tempo na cadeira.

3. Usar álcool em gel

Saiu do banheiro ou chegou em algum lugar, qual a primeira coisa que você faz? Passar álcool em gel nas mãos, certo? Mas não deveria. Isso não quer dizer que você não possa mais fazer isso. O seu uso constante pode prejudicar a pele porque, em alguns casos, o álcool em gel possui triclosan, substância que promove a resistência de bactérias quando submetidas a certos antibióticos. O ideal é usá-lo somente em locais em que a exposição a germes seja maior, como hospitais ou postos de saúde.

4. Roer ou morder o lápis

Na hora daquela prova de química ou durante uma reunião com fornecedores importantes, quem nunca ficou mordendo a pontinha do lápis em função do nervosismo que a situação proporciona? Pois bem, esse simples ato pode movimentar a sua arcada dentária e fazer você usar aparelho após alguns anos ou mesmo trazer riscos para a saúde. Mas como que um lápis inofensivo pode prejudicar tanto? Simples! Os compostos químicos que revestem o objeto, como o verniz e os corantes são um risco comprovado ao nosso bem estar.

5. Comer pipoca

Tem programa melhor para um dia chuvoso e friozinho do que assistir a um bom filme e comer uma bacia enorme de pipoca? Não, né! Porém, cientistas alertam que o consumo direto desse alimento pode danificar os seus dentes. Primeiro porque, na empolgação de uma cena de ação, você enche a mão de pipoca e coloca tudo na boca e de repente, aquele carocinho intrometido pode quebrar o seu dente. Segundo, as casquinhas que teimam em ficar em lugares estratégicos dentro da boca. Se elas não forem eliminadas, podem causar inflamações e infecções na gengiva.

6. Escovar os dentes

Após uma refeição deliciosa na companhia de bons amigos, uma passadinha no banheiro para escovar os dentes e voltar ao trabalho. Saiba que, ao invés de proteger, estamos prejudicando os dentes. Quer dizer que não devemos escovar os dentes? Não! O que não se deve fazer é escová-los logo após comer. Conforme alguns especialistas, o indicado é esperar em torno de uma hora ou mais. A explicação é bem simples: após comermos ou bebermos qualquer substancia ácida, o esmalte do dente perde um pouco a sua força. Então, para que isso não aconteça, devemos aguentar um pouquinho mais aquela sensação horrível de mau hálito (que nem sempre acontece).

E você leitor, qual destas atividades faz parte da sua rotina? Deixe seu comentário abaixo.

Loading…

10 lugares exóticos na Índia que você deve visitar com a pessoa amada

Longyearbyen, Noruega

Conheça a cidade da Noruega onde é proibido morrer